SEO para advogados: 7 dicas para botar seu site no topo do Google

Neste post, serei o advogado do SEO para advogados (do inglês, “Search Engine Optimization” ou Otimização Para os Mecanismos de Buscas, em português).

De forma simples, SEO pode ser definido como um conjunto de práticas técnicas e de marketing com o objetivo de posicionar um negócio no topo dos resultados do Google ($$$).

O que você precisa ter em mente é que o Google mudou de maneira radical a forma como as pessoas pesquisam e encontram produtos e serviços.

Se antes elas consultavam um amigo sobre determinada recomendação profissional, hoje elas abrem um laptop ou celular para encontrar um advogado confiável.

E isto vale para um dentista, médico, professor etc. É mais prático consultar online do que pedir recomendação a um terceiro.

Entretanto, a briga pelo Olimpo do Google é um tanto acirrada. Uma simples busca por “advogado” resulta em 340 milhões de resultados.

No Brasil, temos 947 mil advogados, segundo a OAB. É como se cada advogado gerasse 35 resultados no Google!

Evidentemente, não há como você aparecer na primeira posição para esta busca. Mas é possível para milhares de outras.

A seguir, vamos apresentar sete passos para você escalar o posicionamento de seu site de advocacia no Google a fim de gerar mais negócios. Veja como:

1. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é peça fundamental para o SEO de um site de advocacia

Obrigatoriamente, você precisa ter um site de advocacia responsivo.

O que é isso? Um site pronto para ser acessado em computadores, smartphones e tablets sem perder as configurações padrões.

Significa que não importa qual o tamanho da tela do dispositivo, seu site irá se ajustar para exibir as informações no melhor formato, sem distorcer, encolher ou perder as formatações.

Isso é importante pois hoje já existem mais dispositivos móveis conectados do que computadores.

E o próprio Google já informa que em alguns países as buscas feitas a partir de smartphones e tablets superam as feitas em computadores.

Por isso, que em uma de suas últimas atualizações, o Google passou a penalizar os sites não responsivos em seus resultados.

E você não quer ficar fora deste mercado nos próximos anos?

2. Otimize o conteúdo

Você conhece a teoria da cauda longa?

Vou te explicar como ela funciona.

Se eu for ao Google, e procurar apenas por “advogado“, o Google vai me retornar 34.000.000 (34 milhões) de resultados em 0,47 segundos.

Ou seja, as chances de seu site aparecer na primeira página não são ínfimas, são menos do que nulas; é como encontrar uma agulha em todo o universo. Você não será descoberto.

Agora se você pesquisar por “advogado civil“, o Google retornará 11.900.000 de resultados em 0,51 segundos.

Suas chances dobraram (de 34 milhões para 11 milhões de concorrentes hehehe). Mas continuam sendo nulas.

Agora se você pesquisar por “advogado civil em ponta grossa“, o Google retornará “apenas” 227.000 resultados, sendo que os quatro primeiros resultados são de agregadores.

O primeiro site de um escritório aparece na quinta posição e não está otimizado para a busca. Ou seja, é fácil de ser desbancado.

Resultados para a busca Advogado Civil Ponta Grossa. Dica de SEO para advogados

Eis aqui uma excelente oportunidade e ela se repete praticamente em todo lugar!

Esta é a teoria da cauda longa.

Cauda longa em seo para advogados e escritórios de advocacia

Se você for competir por apenas uma palavra-chave (advogado), suas chances não existem. Se você se posicionar para duas (advogado civil), suas chances dobram. Agora se você for atrás de buscas específicas formadas por 3 ou mais palavras-chaves (advogado civil em ponta grossa), suas chances se multiplicam!

Procurando por um modelo de site para seu escritório de advocacia? Confira nossas sugestões! 

3. Seja local e específico

Considerando a teoria da cauda longa, você deve encontrar oportunidades locais para ser encontrado.

Assim, você deve criar conteúdo e otimizar seu site para ser encontrado a partir de sua cidade, bairro, especialidade ou ambas combinadas, como no exemplo acima.

Se precisar de ideias de palavras-chaves para se encontrado, você pode usar uma ferramenta como a Keywordtool, que oferece excelente resultados.

SEO para advogados keywordtool

4. Correções On Page

Erro 404 é um desastre em projetos de seo para advogados e escritórios de advocaacia

Vamos dizer assim: não adianta você ter a melhor formação, a melhor bagagem, escrever pareceres redondos e embasados, otimizar o seu conteúdo se o seu escritório está instalado em um prédio caindo os pedaços; seu mobiliário, todo quebrado; os computadores, todos sujos.

O mesmo acontece quando o Google varre os sites para elaborar suas recomendações.

Ele penaliza aqueles que não atendem as melhores práticas técnicas ou que estão com falhas em seu código, como links quebrados, demora de servidores para carregar, linguagem de código ultrapassada (ainda hoje é possível encontrar sites jurídicos em Flash), sobrepeso de imagens etc.

Na maioria dos casos, considerando projetos antigos, vale mais começar do zero do que tentar consertar. Neste caso, você pode conferir aqui excelentes modelos de sites para advogados a fim de atualizar a página de sua empresa.

Para ter um parecer rápido sobre a saúde do seu site, você pode utilizar ferramentas como o Google Search Console, que avalia uma série de caracteristicas técnicas, e o Page Speed Insights, que checa o tempo de resposta dos seus servidores.

5. Análise seus concorrentes

gráfico em pizza sobre fatores de rankeamento no Google SEO

Muitos cientistas e especialistas em SEO traçam panoramas, gráficos e estatísticas sobre os fatores do Google para o rankeamento dos resultados.

Alguns relatórios apontam mais de 60 critérios de análise. Entre eles, alguns dos mais relevantes são a autoridade de seu domínio, autoridade de sua página, qualidade do conteúdo e o compartilhamento nas redes sociais – sendo a autoridade de seu domínio o mais importante.

Para entender o que é autoridade de domínio, vamos voltar às origens do Google.

Para criarem o algoritmo da ferramenta de busca, Larry Page e Sergey Brin utilizaram um raciocínio similar ao utilizado no sistema acadêmico para apontar a relevância de um artigo: o número de citações.

No mundo digital, as citações foram substituídas por links.

Portanto, quais mais links você tiver apontando para o seu site, maior a sua força e o melhor o seu posicionamento (esta é a regra que rege a internet hoje).

Agora, voltando para o seu escritório, suponhamos que você tenha um concorrente que está acima de você no Google. Como superá-lo? Ganhando mais links!

O primeiro passo é identificar suas forças. Ou backlinks. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta como o Majestic.

Abaixo, fiz uma análise considerando o site do Pinheiro Neto, um dos mais reconhecidos do país.

SEO-para-advogados-advocacia-majestic

Uma vez identificado os links que apontam para o site de seu concorrente, veja quais deles você pode conquistar também, seja por meio de guest posts, substituição, parcerias etc.

Em seguida, repita o procedimento com o seu domínio  e veja de onde vem os seus links para analisar o cenário, gerar insights e identificar onde você pode conseguir mais links.

Para saber como conseguir backlinks, leia este post sobre linkbuilding.

Bônus: Dez dicas para posicionar seu escritório de advocacia no universo digital

6. Meça sua autoridade de domínio

Agora que você já sabe que a autoridade de domínio é peça fundamental para o seu sucesso no Google, que tal medir a sua?

A melhor ferramenta para isso é o Open Site Explorer, da Moz.

Para utilizá-lo, basta informar qual seu endereço URL que, em seguida, a ferramenta lhe traz os resultados.

Abaixo, a análise que fiz com o site da Tozzi Freire Advogados, considerado o maior escritório de advocacia do país, no qual obtiveram DA de 35 pontos – o máximo, atribuído à empresas como Google e Facebook, é 100.

seo-para-advogados-advocacia-moz

7. Aposte em SEO

Em uma comparação básica, investir em SEO é como comprar a casa própria enquanto adquirir palavras-chaves no Adwords é morar de aluguel. (E neste caso o volume investido nem difere muito um do outro).

SEO é uma estratégia de médio prazo. Você não irá dormir e acordar no dia seguinte nas primeiras posições do Google. Mas em um período de alguns meses, ela traz excelente resultados.

Portanto, insira em seu plano estratégico de marketing otimizações para SEO. Você irá ficar feliz ao ver os resultados chegarem a cada vez que tocar o telefone ou uma nova mensagem cair em sua caixa de entrada de emails!

Precisando de um novo site para o seu escritório otimizado para o Google? Não perca tempo! Fale agora conosco!