Modelos de sites para advogados: case Francisco Curi Advogados

Resumo: este post vai lhe apresentar modelos de site para advogados, estratégias para gerar negócios usando a internet e um case aplicado de posicionamento digital no segmento jurídico.

Assim como quaisquer outros profissionais liberais, advogados enfrentam um funil competitivo e estreito no caminho do sucesso desde a formação, passando pelos primeiros clientes até a plenitude financeira.

Segundo dados da OAB, o país conta 946 mil advogados em todo o território nacional. Ou seja, estamos às vésperas de atingir um milhão de advogados.

Considerando a população do Brasil de 205 milhões de habitantes, teríamos cerca de um advogado para cada grupo de 207 pessoas. Obviamente, parte destes profissionais trabalham em empresas, no serviço público ou não advogam. Mesmo assim, este é um mercado saturado e altamente competitivo.

Por isso, a importância de um site bem elaborado e otimizado para atrair negócios para seu escritório de advocacia, como explicamos no post anterior com dez dicas para o posicionamento digital de um escritório de advocacia.

O case Francisco Curi

Partindo desta premissa, nós recebemos o contato do escritório paulistano Francisco Curi Advogados no final de 2015.

Apesar de estar completando 20 anos de atuação, possuir um belo e bem localizado escritório, e de ter construído uma reputação sólida e bem-sucedida atuando nas áreas civil, de família e sucessões, do trabalho, e comercial e societário empresarial, o escritório Francisco Curi Advogados não possuia uma site para ser sua vitrine online no universo digital.

Esta era a versão anterior do site da empresa:modelo-site-advogado-antigo

Por acaso, se parece com o seu atual?

Pois bem…

Após algumas reuniões com a equipe da Francisco Curi Advogados, eles decidiram que gostariam de um site institucional simples, com quatro seções: Quem Somos, Áreas de Atuação, Notícias e Contato, e de uma quinta seção integrada para área de acesso dos clientes aos processos cadastrados no software Projuris.

Com o briefing estrutural do site, fomos em busca de um template que refletisse o novo posicionamento e momento da empresa.

Então nós sugerimos modelos de site de advogados abaixo.

Modelos de sites para advogados

1. The Practice

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2. LEX

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3. Factum

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4. Lawyer Base

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5. Legalized

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Para acessar todos os temas, visite a página dedicada aos modelos de site para advogados.

Após algumas análises internas, eles optaram pelo tema n.2, o LEX, que é um tema arrojado, que transmite confiança e construído com a tecnologia parallax scrolling.

Conteúdo e personalização

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O passo seguinte seria o desenvolvimento do conteúdo e a personalização do template.

Em nossos processos, nós contamos com um formulário inicial que facilita a prospecção de todas as informações do cliente, desde a sua fundação, sócios, histórico etc.

Na sequência, fazemos reuniões e outras entrevistas para refinar as informações e capturar outros insights e desejos do cliente.

Em relação ao design, no caso do modelo Lex, ele vem com algumas imagens de excelente qualidade, mas que não refletem a realidade nacional.

Para tornar o site local, pesquisamos e oferecemos algumas imagens de centros financeiros da cidade de São Paulo, como a região da avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, da ponte Estaiada e da avenida Paulista.

No final, selecionamos uma foto em alta definição da avenida Paulista liberada para o uso sob licença Creative Commons e o resultado superou nossas expectativas.

Considerando o amplo mapa geográfico de São Paulo e a localização de fácil acesso da Francisco Curi Advogados, nós optamos por inserir o endereço da empresa, localizado no Google Maps, na base da página inicial do site.

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Após a apresentação inicial do produto, o Francisco optou por dar um acabamento ainda mais personalizado, trocando uma das fontes do projeto gráfico original pela mesma fonte de seu logotipo, a serifada Luballin Graph, o que acabou refinando e tornando ainda mais pessoal o projeto.

Site responsivo

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Sim, obrigatoriamente, o seu site hoje precisa ser responsivo. O que isso significa?

Significa que não importa qual o tamanho da tela do dispositivo, seja computador desktop, laptop, smartphone ou tablet, ele irá se ajustar para exibir as informações no melhor formato, sem distorcer, encolher ou perder as formatações.

Isso é importante pois hoje já existem mais dispositivos móveis conectados do que computadores.

E o próprio Google já informa que em alguns países as buscas feitas a partir de smartphones e tablets superam as feitas em computadores.

Por isso, que em uma de suas últimas atualizações, o Google passou a penalizar os sites não responsivos em seus resultados.

E você não quer ficar fora deste mercado nos próximos anos, correto?

Newsletter

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Uma das necessidades do projeto de posicionamento da Francisco Curi Advogados era a criação de um boletim mensal (newsletter) para comunicação com clientes e parceiros (uma newsletter é nossa dica n.7 para posicionamento de um escritório de advocacia e relacionamento com clientes).

Como eles ainda possuem uma base relativamente pequena mas de grande proximidade e cumplicidade, optamos por criar a newsletter no Mailchimp, ferramenta líder global de e-mail marketing e que permite o envio gratuito para listas com até 2000 contatos.

Inicialmente, o Mailchimp pode parecer complexo para pessoas não familiarizadas com o marketing digital, mas ele é o melhor serviço para se criar mensagens, gerenciar listas, extrair relatórios, além de entregar todas as mensagens na caixa de entrada do contato – e não na de spam.

Aqui nós também criamos um tema, com um projeto gráfico definido, e fizemos algumas variações na paleta de cores para que o cliente pudesse escolher.

Veja as alternativas:

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No final, eles escolheram a segunda opção.

Ao mesmo tempo, o site possui diversas caixas para que os usuários façam a assinatura da newsletter. Desta forma, você não desperdiça a audiência e transforma usuários em clientes potenciais.

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Blog

O site conta ainda com um blog instalado, que será utilizado para o compartilhamento de artigos e notícias elaboradas pela equipe.

Novamente, da mesma forma como explicamos no post Como criar um site para advogados que gere negócios para o seu escritório, um blog ajuda a aumentar sua autoridade de domínio no Google e a atingir as primeiras posições, além de servir de insumo para suas newsletters.

SEO (Otimizado para o Google)

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Por último e como bônus, nós fizemos um trabalho de SEO, ou seja, otimização para o Google.

Além de todos estes conteúdos, criamos alguns outros com o objetivo de gerar audiência qualificada a partir das buscas. Isso não é anúncio e não gera custo redundante como o investimento em compra de palavras-chaves no AdWords.

Estes conteúdos fazem parte de uma estratégia de médio prazo, pois levam alguns meses para ganhar posicionamento no mecanismo de busca.

Por questões de concorrência, não revelamos as palavras-chaves selecionadas.

Mas o que você precisa saber é que, em termos de SEO, é bem mais fácil se posicionar nas primeiras posições quando mais “nichado” seu conteúdo estiver em relação às palavras-chaves – esta é a teoria da cauda longa (imagem acima).

Por exemplo: “advogado tributarista Vila Velha” ou “advogado correspondente Maringá”.

Ao mesmo tempo, investir em SEO, no mundo digital, equivale a ter casa própria enquanto comprar palavras-chaves é morar de aluguel.

Resultado

Nós acabamos de lançar o novo site da Francisco Curi Advogados e o incremento de audiência ainda surgirá nos próximos meses. Mas como vitrine este é o resultado:

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Bonito, não?

E você deve pensar: “Mas isso deve custar os olhos da cara!“.

Pelo contrário. A Visíveo é tocada por dois jovens aficionados por tecnologia que trabalham de “suas garagens” utilizando seus conhecimento em tecnologia para gerar valor para seus clientes.

Por isso, temos os preços mais baixos do mercado. Pode acreditar nisso!

Esta é a hora para você criar ou renovar o seu site e definir o seu posicionamento no universo digital.

Entre em contato conosco, deixe um comentário abaixo ou ligue para receber um contato nosso e surpreenda-se!

Estamos esperando 🙂

obrigado!